Schlumberger

Trabalho Técnico: Seleção de Broca PDC para a Perfuração dos Carbonatos Heterogêneos do Pré-Sal Brasileiro

Society: IBP
Paper Number: 1343_12
Presentation Date: 2012
 Download: Seleção de Broca PDC para a Perfuração dos Carbonatos Heterogêneos do Pré-Sal Brasileiro (0.78 MB PDF) Login | Register

 

Resumo

As operações de perfuração de poços para acessar as reservas de petróleo do pré-sal brasileiro encontram o seu maior desafio na própria rocha reservatório, formada de calcário de origem orgânica e outros sedimentos, podendo apresentar diferentes características heterogêneas que a tornam hostil à perfuração. Características como a existência de nódulos de sílica aumentam a resistência e a abrasividade da formação rochosa que juntas com as vibrações geradas na broca PDC durante o corte da rocha reduzem a vida útil da estrutura cortante a poucas dezenas de metro. Devido a estas condições, o desenvolvimento de brocas mais estáveis, que produzam níveis muito baixos de vibrações laterais e torsionais e com estrutura PDC mais resistente tem sido um dos desafios da indústria do petróleo para a perfuração dos calcários com sílica do pré-sal. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise dinâmica comparativa entre três brocas PDC com diâmetro de 8½”, aqui denominadas BR1, BR2 e BR3, de diferentes gerações selecionadas para a perfuração nos calcários heterogêneos e homogêneos (sem nódulos de sílica) do pré sal de um poço de projeto. Tal análise foi realizada com um programa dinâmico de elementos finitos tridimensionais, que considera a interação entre a estrutura de corte da broca e a rocha a ser perfurada, utilizado para projetar brocas, alargadores e BHA (Bottom Hole Assembly – composição de fundo de poço).

Trabalho Técnico apresentado na Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012, realizado no período de 17 a 20 de setembro de 2012, no Rio de Janeiro.

Serviços e produtos relacionados

 
 
 
Request More Information